Skip to Content

Review // Plantera

Be First!

VaragtP Studios traz-nos Plantera, um clicker game, em que gerimos um terreno e decidimos o que cultivar e criar.

O objectivo é ganhar dinheiro suficiente para comprar colheitas/animais mais rentáveis e maximizar o lucro, expandindo também o tamanho do terreno. Tudo isto se faz, adivinharam, clicando.

Começamos com coisas muito simples, tais como cenouras, maçãs e galinhas; porém, vamos recebendo legumes, árvores e animais mais rentáveis.

Por cada espaço livre, pode-se inserir plantas no chão, arbustos e árvores. Quanto mais plantas do mesmo tipo inserirmos, mais caras estas ficam, o que significa que plantas de alto rendimento nem sempre são a melhor opção e a variedade é recompensada. Os animais têm as mesmas propriedades, mas deslocam-se de um lado para o outro e um deles, o porco, pode encontrar vários items diferentes com valores que variam. Estes animais têm as suas desvantagens, já que existem predadores que os assustam de um lado para o outro e não os permitem produzir dinheiro e cabe-nos clicar nessas pragas (lobos, raposas, pássaros, etc) para que estas sejam espantadas do terreno.

2016-02-03_00007

A finalidade do jogo, tal como em qualquer outro jogo clicker, é o seu grande problema; não existe. À excepção de achievements na Steam, o jogo não estabelece nenhum outro objectivo a não ser ter um terreno cada vez maior. Juntando-lhe a restrita variedade nas escolhas, a falta de conteúdo é dolorosamente evidente e Plantera acaba por não mostrar nada de novo cerca de 20 minutos depois do início.

Pior ainda é que, de modo a expandir o terreno, temos de adquirir quantidades ridículas de dinheiro. Encontrei a maneira ideal de o fazer, dado que o jogo faculta alguns “ajudantes” que colhem os items; bastou-me deixar o jogo ligado e todos os objectivos foram feitos sem grande esforço. Mesmo que não o fizesse, o jogo possui uma espécie de upgrade que deixa os ajudantes activos mesmo com o jogo desligado, durante um certo tempo.

A música e os efeitos sonoros são razoáveis; por um lado temos um jogo com um tema divertido e sons à altura, que agradará aos mais novos  – por outro lado, todos estes são extremamente repetitivos e serão certamente desligados.

Graficamente, Plantera oferece um mundo com um certo charme para os mais novos, com um tema diferente da maioria dos clickers. Todos os animais e plantas têm cores vivas e todo o cenário está sempre cheio de movimento e interacção.

O dev de Plantera parece razoavelmente dedicado, adicionando há cerca de dois dias um novo item, o que indica que, possivelmente, conteúdo extra possa chegar no futuro; além disso, o jogo está disponível em várias línguas.

2016-02-05_00004

Jogos clicker não são propriamente os meus jogos preferidos (pelo contrário) e tenho isso em mente, neste momento, porém, existem jogos mais baratos ou até mesmo grátis que são claramente superiores a Plantera.

Um jogo que não justifica o preço e que se completa sozinho, tendo apenas o estilo gráfico como possível, mas pouco provável, fonte de interesse. Um screensaver pago que não recomendo a ninguém.

Nota Final: 3.5/10

Autor: Simao Cristo

Sou o fundador deste estabelecimento e de má ortografia. Estudo Gestão Hoteleira e comecei esta vida de gamer desde gaiato. Fui aos poucos adquirindo outros vícios como filmes, comics, animes, mangás, séries de TV

Previous
Next