Skip to Content

Review // The Witness

Be First!

The Witness é um puzzler lindo, colorido e inteligente onde vais ter de usar todos os teus sentidos para resolver os seus puzzles. Vou já avisar logo no inicio, se a vossa cena não é andar explorando e resolver puzzles de linhas não vão achar o jogo nada de especial, mas se gostarem dessas duas coisas está aqui um jogo perfeito que vos vai satisfazer mais de duas dúzias de horas.
Acordas numa ilha e agora desenmerdate, largam-te neste mundo e estás por tua conta, começamos com simples puzzles para introduzir as mecânicas e depois a dificuldade vai aumentando quantos mais avançarem.

the witness

Visualmente The Witness é algo no qual te vais perder com as suas cores vivas, água espelhada e um mapa repleto de segredos escondidos para descobrir, a ilha está separada em várias secções distintas onde cada uma  introduz um novo tipo de variante do puzzle. A nível sonoro também está muito imersivo e convém estar atento aos sons que te rodeiam pois algumas respostas são uma mistura de sentidos. Se jogarem com headphones esta é uma experiência bastante relaxante enquanto viajamos pela ilha.

2016-01-29_00001

Existem vários tipos de puzzles com diferentes mecânicas para os resolverem, estas mecânicas são introduzidos com puzzles simples que vão aumentando de dificuldade e eventualmente misturando vários tipos de puzzles. Podes resolver os puzzles em qualquer ordem que os encontres. Não precisas de ter medo de desistir de um puzzle quando encalhares, podes ainda não ter encontrado as regras para esse puzzle ou simplesmente o teu cérebro bloqueou, vai dar uma voltinha resolve outros puzzles e depois volta com um olhar novo e vais ver que encontraras a resposta mais facilmente.

2016-01-29_00011

Estejam atentos ao vosso redor para descobrirem qual a função dos pilares negros e mais nao digo porque parte do charme do The Witness é efectivamente descobrir o que se passa e como resolver os problemas. Ter um lápis e papel à mão ajuda muitas vezes a reflectir na resolução dos puzzles.

Para alem do objectivo principal que é facilmente descoberto, existem outros tipos de puzzles e mistérios por desvendar pela ilha que levarão as tuas capacidades de desenhares linhas ao máximo. Para além de todos os puzzles há também para que investigar a fundo vários easter eggs visuais, sem qualquer finalidade para alem de tornar o jogo mais interessante.

2016-01-31_00010

Apontamentos a retirar

Em resumo The Witness é um Puzzler simples e complicado ao mesmo tempo, onde a simplicidade dos puzzles de linhas se tornam em pesadelos que vos tirarão o sono e vos fará andar a desenhar em guardanapos dos cafés para os resolver. É um bom jogo para se jogar com companhia pois duas cabeças pensam sempre melhor que uma e é divertido ver como cada pessoa tenta chegar à solução. Visualmente criaram um jogo lindo e carismático cheio de cor e paisagens de tirar o ar. A ilha está cheia de segredos e mistérios que aumentarão o tempo do jogo depois de terminares o objectivo primário, para quem decidir investir e desvendar tudo o que a ilha esconde.

Não é um jogo para todos os gostos, mas para quem gosta deste tipo de aventuras é sem duvida uma boa compra, de momento está a €40 o que alguns acham caro, mas a verdade é que vão ter muitas horas de entretenimento no The Witness, caso seja a vossa situação esperem por alguma promoção porque quando estiver mais barato é claramente um titulo que deveriam experimentar.

Nota Final: 9/10

Esta  review foi escrita com uma cópia paga do The Witness para o PC.

Autor: Simao Cristo

Sou o fundador deste estabelecimento e de má ortografia. Estudo Gestão Hoteleira e comecei esta vida de gamer desde gaiato. Fui aos poucos adquirindo outros vícios como filmes, comics, animes, mangás, séries de TV

Previous
Next