Skip to Content

ALVORADA VERMELHA de Pierce Brown é IMPERDÍVEL | Review

ALVORADA VERMELHA de Pierce Brown é IMPERDÍVEL | Review

Be First!

Alvorada Vermelha  é o primeiro livro da trilogia “Red Rising” obra de um escritor bastante novo, Pierce Brown e publicado pela Editorial Presença. É um “Hunger Games” em esteróides.

Sinopse

Alvorada Vermelha, retrata a história de Darrow um jovem de 16 anos que vive e trabalha no subsolo de Marte para preparar a superfície de Marte para as futuras gerações. A Terra tornou-se insustentável e é necessário colonizar outros planetas. O que torna esta história mais interessante, é que Darrow, sem qualquer conhecimento, está a viver numa sociedade estratificada em que a sua casta, a Vermelha, é a mais baixa. Ao descobrir que a sua família e companheiros foram enganados por uma casta superior, Darrow procurará maneira de fazer justiça e acabar com esta sociedade estratificada que tem como base o medo e a mentira.

Opinião

Em primeiro lugar este livro é excelente para os fãs de “Hunger Games”. Pierce Brown, encanta-nos com as suas descrições, do dia-a-dia humilde e doloroso do jovem Darrow e do seu povo, a trabalhar nas minas, para um bem maior. Para a seguir, novos chocar com os seus plot twists e com o desenvolver da história. Alvorada Vermelha é uma montanha russa de emoções, é intenso, chocante, alegre, triste e melancólico. A maneira de escrever de Pierce Brown proporciona uma imersão tal no livro que é possível sentir as emoções das personagens como se fossem nossas.

alvorada vermelha mapa

Pontos Positivos

Darrow é uma personagem fantástica! Inicialmente, o que pensamos ser um simples rapaz, tem uma resiliência, coragem e sentido de justiça não características do seu povo nem da sua idade;

Todos os acontecimentos, dão peso à personagem e à sua causa;

Alvorada Vermelha, convida à reflexão visto que não nos é impingido um ponto de vista. Muitas vezes vê-nos indecisos, quem é o vilão, se algo é moralmente correto ou não, ou se valerá a pena a missão do protagonista;

Os plot twits são uma componente muito importante neste livro. São muito difíceis de antecipar e Brown guia-nos como um verdadeiro flautista por entre as suas conspirações e intrigas.

Pontos Negativos

Existem imensas personagens, o que por vezes torna difícil, memorizar todas, no entanto todas têm o seu papel que mesmo sendo pequeno terá o seu impacto na história. E as mais marcantes são também as mais importantes.

Conclusão

Alvorada Vermelha resulta num tempo muito bem passado e acaba por ser a base de alguma reflexão. Um livro que proporciona horas de conversa só pode ser bom, e este foi um dos melhores livros que já li, dando-lhe como avaliação 10/10.

Autor: Catarina Vieira

Passo 50% do meu tempo a ver filmes, series e animes e os outros 50% a falar sobre eles. No tempo que me sobra sou estudante de Informática.

Previous
Next