A Series Of Unfortunate Events – Uma serie que, em qualidade, escapa ao nome | Review

Criticas Entretenimento Hot Novidades Reviews TV

“This show will wreck your evening, your whole life and your day.”

Este é o tom que A Series Of Unfortunate Events transmite ao longo dos seus episódios.

A série retrata as desventuras dos três órfãos Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, no encontro de uma nova família, após a morte dos seus pais num terrível incêndio. Os Baudelaire, vêem-se com um problema nas mãos, quando vão parar aos “cuidados” do Count Olaf (Neil Patrick Harris), que quer, desesperadamente, ficar com a sua fortuna. Ao mesmo tempo, os irmãos Baudelaire tentarão descobrir o mistério por detrás do “spyglass”, que pertencia aos pais.

Pontos positivos:

O cast dos irmãos Baudelaire foi extremamente bem feito, pois existem semelhanças físicas com os atores do filme, o que, não se torna estranho, para quem já viu o mesmo. Estes atores são, também, extremamente competentes, nos seus papeis, quer seja ao transmitir preocupação e algum receito, quando o vilão Count Olaf, intervém nas suas vidas ou a demonstrar alegria e tristeza, ao longo da história. Os três irmãos têm cada um, uma característica extremamente distintiva, a Violet é uma grande inventora, o Klaus decora tudo que lê e Sunny consegue roer até as coisas mais difíceis. Será com estas características que eles sairão das situações mais bizarras que irão encontrar.

A história dos Baudelaire é deveras triste e chocante, estando carregada de desgraças, desventuras e reviravoltas. Alguns dos plot twits chegam a “partir o coração” até ao espectador mais forte. Ao longo, da série vamos sendo assolados por emoções, que deveriam ser desconhecidas a crianças, como a mágoa de perder alguém próximo, a solidão, a dúvida se voltaremos a estar seguros e a capacidade de pensar sempre positivo, mesmo nas piores condições.

Os cenários estão recheados de “easter eggs” que nos remetem para os plot twits e para os mistérios, que dão mais informação sensorial ao espectador. É de notar também, os disfarces do Count Olaf que , numa palavra eram, estupendos.

Simão: Um dos aspectos que gostei foi a forma como a história foi narrada pelo próprio Limony Snicket, devido à sua voz reconfortante apesar de todas as desgraças e da forma como ele apresenta a trama. O facto de ser uma série permitiu desenvolver muito melhor a história que o filme que teve de meter a mesma história numa hora e meia.

A música de abertura é algo que promete ficar na cabeça e não sair, por semanas a fio.

Pontos negativos:

Do meu ponto de vista, A Series Of Unfortunate Events, destina-se não só a adultos como também a crianças, o que torna as interações entre atores meio infantis. Constantemente é explicado o significado de algumas palavras mais elaboradas, o que por vezes torna-se irritante.

A serie foca-se mais na comédia e não tanto no drama e suspense, como acontece no filme. O caso mais flagrante disso é do funcionário do banco, Mr. Poe, que está sorridente perante todas as ameaças, quando são claramente óbvias. E ignora, aos Baudelaires por mais lógicos e flagrantes que sejam os seus argumentos.

Simão: Apesar dos grandes valores de produção da série e dos cenários e tudo mais, a mim houve alguns efeitos especiais claramente fraquinhos que me tiravam um pouco de bom gosto da série.

Conclusão:

Tenho mixed feelings em relação à série, pois esta é melhor do que o filme, em termos do background das personagens e dos mistérios nela explorados, mas pior no que toca à seriedade da mesma, sendo impossível, não ficar ligeiramente enfadado com algumas piadas “fáceis” e infantis. A série pode não ser do agrado de todas as pessoas devido ao género de comédia. No entanto, eu voltaria a vê-la e como tal dou à A Series Of Unfortunate Events  um 7.5/10.

Simão: Parece que gostei um bocado mais da série que a minha colega, eu interpreto as piadas das explicações das palavras como parte da história porque as pessoas não sabem/acreditam que eles são muito espertos. Dou por isso uma avaliação ligeiramente superior. 8.5/10

Lost Password